Conheça

Floresta

Plataforma Tesouro Verde

A Plataforma Tesouro Verde é o ambiente eletrônico de negociação de ativos ambientais de conservação de vegetação nativa denominados Crédito de Floresta. Ao originar e negociar estes ativos, os produtores rurais, a sociedade civil e os entes públicos se unem para promover o verdadeiro desenvolvimento sustentável.

Por meio da Plataforma Tesouro Verde, pessoas físicas e empresas podem adquirir Crédito de Floresta para reparar os danos ambientais pela utilização dos recursos naturais e contribuir para conservação e renovação dos recursos.

A plataforma Tesouro Verde é disponibilizada pela BMTCA Ativos Ambientais S/A. A Calculadora de Impacto Ambiental (CIA) e as unidades de Crédito de Floresta disponibilizadas na Plataforma Tesouro Verde são reconhecidos por Estados e Municípios para atender às suas políticas públicas de sustentabilidade.

O que é Crédito de Floresta

O Crédito de Floresta é originado da atividade agrícola de preservação, conservação e ampliação de áreas de vegetação nativa, utilizado por agentes produtivos para compensar o uso de recursos naturais e impactos ambientais, nos termos do art. 3º, inciso XXVII, da Lei Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012.

As unidades de Crédito de Floresta são devidamente verificadas, validadas, registradas e custodiadas como ativos de natureza econômica (Código Nacional de Atividade Econômica - CNAE subclasse 0220-9/06), com seus devidos instrumentos de lastro de origem.

Sua verificação e certificação é feita por instituições com credibilidade internacional e emitidas por empresas encarregadas da guarda e conservação de documentos comprobatórios da origem, com valoração e quantificação em unidades de Crédito de Sustentabilidade - UCS, e que atestam ao seu portador a propriedade do direito creditório, que pode ser negociado.

Como é gerado o Crédito de Floresta

Créditos de Floresta Públicos

Estados e Municípios

União, DF, Estados e Municípios/Parques Públicos

Estados e Municípios detêm um patrimônio ambiental: os parques e unidades de conservação. Eles exercem uma atividade de conservação de floresta nativa, que hoje não é remunerado por um serviço prestado para a sociedade como um todo.

BMV

O inventário do patrimônio ambiental do Estado e Município é feito por meio da aplicação da Metodologia BMV, que engloba protocolos nacionais e internacionais, certificam os parque e geram os Créditos de Floresta. Abre-se, assim, uma nova possibilidade de receita para o ente.

As unidades de Crédito de Floresta públicas são geradas anualmente com total rastreabilidade.

As unidade de Crédito de Floresta geradas são integralizadas 100% ao patrimônio público.

100% Estado e Município.

As unidades de Crédito privados e públicos são comercializados através da Plataforma Tesouro Verde.
Remunerando todos os participantes da cadeia.

Créditos de Floresta Privados

Produtores

Proprietários

Os produtores rurais de uma determinada região são organizados em associação com o objetivo de preservar a vegetação nativa.

Associação

A Associação de produtores rurais tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, apoio à infraestrutura para região, tais como: hospitais, escolas, investimentos coletivos provendo geração de emprego e renda.

BMV

Os planos de negócios individuais e coletivos são elaborados através da aplicação da Metodologia BMV que engloba protocolos nacionais e internacionais, certificam as propriedades e geram o Crédito de Floresta. Isso garante um sistema de remuneração para o produtor e associação, a fim de cumprirem suas responsabilidades socioambientais.

As unidades de Crédito de Floresta são geradas anualmente com total rastreabilidade.

As unidade de Crédito de Floresta geradas são divididas igualmente entre as partes.

1/3 Produtores

1/3 Associação

1/3 Associção

1/3 BMV

Remunerando todos os participantes da cadeia.

Conheça as Vantagens do Crédito de Floresta

Para a Gestão Pública:

- Eficiência para garantir à sociedade o direito ao meio ambiente saudável e equilibrado;

- Expansão da base de arrecadação compatibilizando desenvolvimento econômico com preservação;

- Incorporação do ativo ambiental ao patrimônio, ampliando a liquidez e a capacidade de investimento;

- Introdução de novo instrumento para garantia de contratos, processos licitatórios e parcerias público-privadas.

Para as empresas:

- Acesso a programas públicos de incentivo;

- Acesso a linhas de empréstimos mais atrativas;

- Acesso a colateral para operações financeiras;

- Melhora da performance da empresa;

- Valorização da marca;

- Valor agregado ao produto;

Para as comunidades do campo:

- Estimula boas práticas de uso da terra, por manter um modelo rentável de negócio, combinado à preservação;

- Produz nova fonte de divisas para investimentos em projetos regionais de desenvolvimento econômico-socioambiental;

- Estimula o associativismo;

- Estimula do desenvolvimento social e das cadeias produtivas locais.

Efeitos diretos sobre o meio ambiente:

- Garantia de água;

- Mitigação dos impactos das mudanças climáticas;

- Garantia de qualidade do ar;

- Preservação da biodiversidade;

- Garantia de habitat para as espécies;

- Garantia de produção sustentável de alimentos;

- Contenção de erosões;

- Garantia de patrimônio genético.