Programa Tesouro Verde

O Tesouro Verde é a riqueza criada a partir do investimento do ativo gerado pela conservação e ampliação da vegetação nativa. Uma forma inteligente e inovadora de regular, integrar e estimular o mercado de ativos verdes.

Logotipo do Tesouro Verde

Como funciona?

Por meio do Programa, os produtores rurais, a sociedade civil e os entes públicos se unem para promover o verdadeiro desenvolvimento sustentável. Por um lado, este desenvolvimento é pautado pela restauração e proteção de matas nativas e, por outro, estabelece dinâmicas econômicas regionais que proporcionam um crescimento econômico com impacto socioambiental positivo e duradouro.

Vantagens

Veja porque o Tesouro Verde é uma forma inteligente de gestão ambiental e que gera ganhos à quem investe.

Empresas e cidadãos que investem no Tesouro Verde, para comprar unidades de Crédito de Floresta e preservar florestas como mecanismo de compensar o impacto ambiental e o consumo de recursos naturais – e assim cumprirem a sua Cota de Retribuição Socioambiental (CRS) - recebem o Selo Tesouro Verde.

Com este selo, além de promover o ambiente saudável com a proteção das florestas, o investidor ganha:

  • Com a agilidade e redução de custo dos processos de licenciamentos;
  • Redução de taxas de financiamentos privados e públicos (ex.: Financiamento de ICMS do Produzir - Goiás) e privado;
  •  Descontos de multas ambientais;
  •  Acesso à créditos de Fomento Verde para financiamento de seus projetos.

Como funciona o Crédito de Floresta

Plataforma Tesouro Verde

A Plataforma Tesouro Verde é o ambiente eletrônico de negociação de ativos de conservação de floresta denominados unidades de Crédito de Floresta. Ao gerir e negociar estes ativos, os produtores rurais, a sociedade civil e os entes públicos se unem para promover o verdadeiro desenvolvimento sustentável.

A plataforma de negociação Tesouro Verde - TesVer é disponibilizada pela BMTCA Ativos Ambientais S/A. Portanto, a BMTCA Ativos Ambientais S/A é o emissor e vendedor das unidades de Crédito de Floresta descritas e disponíveis na Plataforma Tesouro Verde. A BMTCA Ativos Ambientais S/A é uma empresa sediada no Brasil, estabelecida á Rua Deputado Jamel Cecílio, nº 3455, sala 1807 – Bairro Jardim Goiás, na cidade de Goiânia – GO, CEP: 74.810-100.

A BMTCA é o emissor e o vendedor das unidades de Crédito de Floresta disponíveis neste site. A empresa está autorizada e reconhecida por Estados e Municípios para disponibilizar os instrumentos, a Calculadora de Impacto Ambiental (CIA) e as unidades de Crédito de Floresta, para atender às políticas de compensação de impactos ambientais e uso de recursos naturais.

Calculadora de Impacto Ambiental – CIA e o Crédito de Floresta – CF que atendem às políticas de compensação de impactos ambientais e uso de recursos naturais.

Segurança

Todas as transações de vendas e trocas das unidades de Crédito de Floresta na Plataforma Tesouro Verde são registradas no Blockchain da rede NXT.

Literalmente, a palavra Blockchain significa “cadeia de blocos” e é uma tecnologia para uma nova geração de aplicações transacionais que estabelece confiança, prestação de contas e transparência enquanto simplifica de forma eficiente os processos de negócios.

No Blockchain, os dados são distribuídos entre todos os participantes com total transparência e descentralização. Torna-se, portanto, desnecessário confiar em uma terceira pessoa para que os dados contábeis sejam registrados corretamente e não haja perigo de fraudes.

A Plataforma Tesouro Verde utiliza o Blockchain da rede NXT, uma rede avançada, de código aberto, que se baseia na funcionalidade da primeira onda de moedas criptográficas pioneiras, como o Bitcoin. Possui muitos recursos, como um sistema de troca de ativos descentralizados, mercado e votação, tudo em complemento da própria moeda digital NXT.

Todas as transações da Plataforma TesVer podem ser acompanhadas publicadamente pelo link: https://nxtportal.org/assets/13903850690686819571.

Crédito de Floresta

É ativo econômico criado a partir do serviço ambiental prestado, que tem como indexador a conservação e ampliação de florestas nativas.

As unidades de Crédito de Floresta são ativos produzidos em áreas de vegetação nativa, preservadas e conservadas nos termos do art. 3º, inciso XXVII, do Decreto Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Eles são devidamente verificados, validados, registrados e custodiados como ativos de natureza econômica (Código Nacional de Atividade Econômica - CNAE subclasse 0220-9/06), com seus devidos instrumentos de lastro de origem. É oriundo do serviço ambiental prestado com a conservação e a ampliação de floresta nativa.

As unidades de Crédito de Floresta são verificadas por certificadoras terceiras partes com credibilidade internacional e emitidas por instituições encarregadas da guarda e conservação de documentos comprobatórios da origem, com valoração e quantificação em unidades de Crédito de Floresta - UCS, e que atestam ao seu portador a propriedade do direito creditório, que pode ser negociado.

Onde são gerados os Créditos de Floresta?

São gerados em áreas conservadas, públicas e privadas, sejam elas de Reserva Legal, de Preservação Permanente, Unidade de Conservação, Parques e demais áreas protegidas por Lei ou em de remanescentes florestais.

Quem produz o Crédito de Floresta?

Entes públicos e privados proprietários de áreas com cobertura de vegetação nativa.

Posso ser um produtor de Crédito de Floresta com a minha área? Como?

Os proprietários de áreas com interesse de fornecer unidades de Crédito de Floresta aderem ao Programa Gerador de Crédito de Floresta Brasil Mata Viva e integram aos núcleos de produtores rurais. O ente público submete a área pública para o inventário e institui a Política pública.

Para aderir entre em contato conosco na página: Participe - Proprietários de Área.

Como é gerado o Crédito de Floresta de uma área?

Utilizando uma metodologia de aplicação de processos de inventário, por meio de equipes especializadas, que avaliam o patrimônio ambiental a partir da identificação de estoques de carbono, fauna, flora, recursos hidrológicos e outros aspectos.

Como saber quantas unidades de Crédito de Floresta preciso para compensar a Cota de Retribuição Socioambiental (CRS) de minha atividade produtiva?

Para saber qual a sua Cota de Retribuição Socioambiental (CRS) basta usar a Calculadora de Impacto Ambiental.

Cota de Retribuição Socioambiental

É uma medida de compensação ambiental que contribui para a preservação do meio ambiente. O Sistema de Cota de Retribuição Socioambiental – CRS possibilita a quantificação de usos de recursos naturais e impactos ambientais, convertidos por fatores universalmente aceitos, ocorridos durante determinado período de um ano e causados pelas diversas atividades desenvolvidas pelo próprio funcionamento da sociedade.